Novo banco vai juntar desempregados do BPP e do BPN - TVI

Novo banco vai juntar desempregados do BPP e do BPN

BPN

Projecto é do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários que pretende criar uma mútua bancária

Relacionados
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários revelou esta sexta-feira à Lusa que está a liderar um projecto de constituição de uma mútua bancária, que irá integrar os trabalhadores do BPP e do BPN.

«Neste momento estamos num processo jurídico e financeiro para constituir uma mútua bancária, que integrará trabalhadores [desempregados] do Banco Privado Português (BPP) e do Banco Português de Negócios (BPN) e pensamos que estará a funcionar dentro de meio ano», disse o presidente do sindicato, Afonso Diz.

O capital inicial com que arrancará a mútua bancária nunca será inferior a cinco milhões de euros, adiantou o sindicalista.

Afonso Diz disse que, numa primeira fase, a mútua bancária vai empregar 50 pessoas e só quando atingir a velocidade de cruzeiro empregará 500 trabalhadores.

O dirigente sindical garantiu que já têm uma sede em Lisboa e que o projecto prevê a abertura de agências.

Neste momento, «estamos a trabalhar numa mútua financeira aberta a vários participantes, em particular, uma sociedade gestora de fundos de pensões e uma outra sociedade gestora da área da saúde», garantiu Afonso Diz.

O processo está dependente da aprovação do Ministério da Economia e do Ministério das Finanças.
Continue a ler esta notícia

Relacionados