O banco mais sólido em Portugal é... - TVI

O banco mais sólido em Portugal é...

Mesmo que o pior cenário dos testes se confirmasse, BPI teria rácio de capital de 10,2%

Relacionados
O BPI foi o banco nacional que obteve melhor resultado nos testes de stress efectuados à banca europeia. O banco liderado por Fernando Ulrich mostrou ser o mais resistente da Península Ibérica e ainda o 18º a nível europeu.

Mesmo que os piores cenários previstos nos testes se verificassem, e o rácio do capital do BPI baixasse, manter-se-ia ainda elevado, nos 10,2%. Nenhum outro banco português obteve melhor rácio e apenas seis a nível ibérico conseguiram aqui rácios mais elevados.

Testes: bancos nacionais passam sem stress

Mas o BPI não foi o único banco nacional a dar sinais positivos. O BCP é aquele que, em caso de crise, teria mais capital de sobra e a CGD seria a menos afectada em termos de rácios, caso a performance da economia se deteriorasse.

Testes de stress: como vão reagir os mercados?

A pior nota entre os bancos nacionais coube ao Espírito Santo Financial Group (ESFG), a holding do BES, mas o presidente do banco, Ricardo Salgado, tinha já avisado que, por ser uma empresa gestora de participações sociais, que não tem depósitos, esta apresentaria rácios mais baixos.

Sete bancos europeus chumbaram

O Banco de Portugal vai divulgar também os resultados relativos apenas ao BES, no próximo dia 6 de Agosto, e Ricardo Salgado garante que serão melhores do que os registados pela ESFG.
Continue a ler esta notícia

Relacionados