Prisa: Juan Luis Cebrián é o novo presidente - TVI

Prisa: Juan Luis Cebrián é o novo presidente

Prisa

Atual presidente Ignacio Polanco foi distinguido como presidente honorário pelos membros do conselho de administração

Relacionados
O conselho de administração da Prisa nomeou esta sexta-feira Juan Luis Cebrián como presidente executivo do grupo. Uma escolha do atual presidente, Ignacio Polanco, que, na mesma reunião, foi distinguido como presidente honorário.

Fernando Abril-Martorell foi nomeado conselheiro delegado (até agora conselheiro delegado adjunto) e Manuel Polanco Moreno assumirá o cargo de vice-presidente, revela a empresa dona da TVI e Agência Financeira em comunicado enviado às redações.

Ignacio Polanco explicou aos membros do conselho de administração que, após a morte de Jesús Polanco, há cinco anos, abriu, sob a sua presidência, um período de transição que culmina agora com as mudanças anunciadas.

Sublinhando que, durante estes cinco anos, a família Polanco e seus associados «nunca pouparam esforços para apoiar a continuidade dos negócios», o presidente da Prisa garantiu que esse esforço foi justificado «não só por uma contribuição permanente para a continuidade da gestão», mas também «na recomposição da estrutura de capital», na qual a família continua a ser o acionista maioritário.

«A continuação do meu irmão Manuel como vice-presidente da empresa simboliza e garante o nosso apoio contínuo a ela [à Prisa] e o nosso compromisso com o futuro. A minha nomeação como presidente honorário deixa-me satisfeito e orgulhoso. É um reconhecimento simbólico do meu trabalho. Espero ser digno desse título», disse Ignacio Polanco, citado no mesmo comunicado.

Juan Luis Cebrián, por sua vez, agradeceu a confiança depositada e enfatizou o espírito de equipa e generosidade que a decisão de Ignacio Polanco representa.

«Durante esses cinco anos e, durante o 30 em que trabalhei com Jesús Polanco, sempre recebi o incentivo e o apoio para enfrentar situações muito difíceis. O meu objetivo é conseguir a estabilidade do grupo e preparar as bases para o desenvolvimento, depois de resolvidos os problemas de endividamento excessivo que, todavia, ainda persistem. Ainda vivemos tempos difíceis. É preciso tomar decisões urgentes e evitar qualquer ambiguidade ou confusão, tanto dentro da empresa como em relação à sua imagem externa», disse Cebrián aos administradores.

Cebrián expressou ainda a sua gratidão a Fernando Abril-Martorell, que integrou a equipa há 18 meses, e que, «num tão curto espaço de tempo, desempenhou um papel crucial no processo de refinanciamento» do grupo. «Para a Prisa e para mim pessoalmente é um privilégio trabalhar com alguém como ele».



Na mesma reunião, Diego Hidalgo Schnurr renunciou ao cargo de conselheiro, depois de vários anos como segundo maior acionista da empresa e membro do conselho de administração. Schnurr explicou, na sua breve declaração, que se inicia uma nova era para a Prisa e que considera que este é o momento para ele deixar o conselho, após mais de trinta anos.

Já Fernando Abril-Martorell tomou a palavra para agradecer ao conselho de administração a nomeação, garantindo um compromisso profissional e pessoal com o grupo.

«Embora tenha sido feito um grande progresso no que respeita ao financiamento e reestruturação da Prisa, ainda existem passos importantes a dar nos próximos meses. Essa reorganização nos órgãos de gestão, em consonância com as decisões tomadas na última Assembleia Geral, asseguram a continuidade dos nossos esforços no desenvolvimento do negócio, no sentido de explorar o grande potencial de crescimento».

Manuel Polanco, por sua vez, enfatizou a importância da sua nomeação e garantiu que continuará a exercer o compromisso da sua família à frente da Prisa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados