Produção industrial: preços sobem 4,2% em Julho - TVI

Produção industrial: preços sobem 4,2% em Julho

Lâmpada

Energia contribuiu para aumento do índice de preços

O índice de Preços na Produção Industrial aumentou 4,2 por cento em Julho, face ao período homólogo, sendo determinante o contributo do agrupamento energia, revelam dados do Instituto nacional de Estatística (INE) divulgados esta quarta-feira.

Em relação a Junho último, aquele índice registou uma variação positiva de 0,5 pontos percentuais, com o agrupamento de Energia a contribuir com 3,1 pontos percentuais para o índice, resultante de uma variação homóloga de 10,6 por cento (9,2 por cento no mês anterior).

A secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio obteve uma variação homóloga de 6,7 por cento (3,3 por cento no mês anterior), apresentando o segundo contributo mais significativo para a variação do índice total.

Face ao mês anterior, todos os agrupamentos, com excepção do dos Bens de Investimento - que manteve uma variação média de 0,1 por cento pelo terceiro mês consecutivo -, registaram taxas de variação média anual superiores às observadas no mês anterior.

Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios destacaram-se pelos acréscimos mais elevados, de 2,1 pontos percentuais e de 1,0 pontos percentuais, registando taxas de variação média de 4,6 por cento e de menos 1,7 por cento, respetivamente.
Continue a ler esta notícia