PT/Vivo: decisão do tribunal «é derrota para tese do Governo» - TVI

PT/Vivo: decisão do tribunal «é derrota para tese do Governo»

Assembleia geral de accionistas da PT

Imprensa espanhola não perdoa e faz manchete com sentença de Bruxelas. Se a «golden-share» é ilegal, negócio de compra da Vivo reforça possibilidade

A decisão do Tribunal Europeu sobre a «golden-share» do Estado português na PT é uma «derrota em toda a linha para a tese do Governo» e reforça a possibilidade de êxito da operação da Vivo, segundo a imprensa espanhola.

«A sentença representa uma derrota em toda a linha para a tese do Governo de José Sócrates, que tinha tentado convencer o Tribunal europeu de que a acção de ouro [«golden-share»] foi criada de forma voluntária pela antiga operadora portuguesa», escreve esta quinta-feira o jornal «Cinco Dias», puoco minutos depois de conhecida a decisão.

Na análise publicada pela imprensa espanhola, não há hesitações: «O veredicto reforça as possibilidades de êxito da tentativa da Telefónica em tomar o controlo da Vivo».

O «Expansion» afirma que, depois da decisão, «o Governo de Portugal está agora obrigado a mudar a legislação com a maior brevidade possível», considerando também que o veredicto ajuda a possibilidade de êxito da operação Vivo.

O jornal «El Pais» prefere citar um porta-voz do Governo português que disse que «Portugal acatará as ordens» do tribunal europeu.

Minutos depois de ser conhecida a decisão, praticamente toda a imprensa espanhola já lhe dedicava grande destaque, tanto nos jornais económicos como nos generalistas.
Continue a ler esta notícia