Quase 90 trabalhadores cumprem horário fora da fábrica - TVI

Quase 90 trabalhadores cumprem horário fora da fábrica

Fábrica

Administração da confeções Fersoni não abriu empresa, após ter «imposto» uma semana de férias

Os 90 trabalhadores da fábrica de confeções Fersoni, em Famalicão, cumpriram esta segunda-feira o horário de trabalho fora de portas, uma vez que a administração não abriu a empresa, após ter «imposto» uma semana de férias, disse fonte sindical.

Segundo Fátima Coelho, do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes e trabalhadora da Fersoni, a empresa ainda não pagou o subsídio de Natal e o salário de janeiro.

«E fevereiro está no fim. Os dias passam e continuamos sem salários», acrescentou.

A administração terá «imposto» aos trabalhadores uma semana de férias na quadra do Carnaval, alegando que iria ausentar-se do país para procurar encomendas.

«Na sexta-feira, telefonaram-nos a comunicar que as férias eram para continuar por mais uma semana. Sem nada escrito, sem qualquer documento. Por isso, viemos cumprir o nosso horário de trabalho», disse ainda.

Fátima Coelho admitiu que a Fersoni, instalada em Joane, esteja a «desviar» trabalho para outras empresas, numa freguesia vizinha, «que estavam paradas mas que agora recomeçaram a laborar».

«Não sei se está ou não, mas podemos ser levadas a pensar nisso. Trabalho aqui há 27 anos e nunca faltou trabalho».

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) deslocou-se, hoje, à Fersoni, para se inteirar da situação junto dos trabalhadores.

A Lusa tentou ouvir a administração da fábrica, mas não foi possível.
Continue a ler esta notícia