Reino Unido não está livre de nova recessão - TVI

Reino Unido não está livre de nova recessão

Gordon Brown

PIB britânico cresceu 0,4% nos últimos três meses do ano passado, acima da estimativa inicial de 0,1%. Mesmo assim ritmo de recuperação ainda é lento e há sérios riscos de nova contracção da economia

Relacionados
A Câmara de Comércio Britânica (BCC) já fez o aviso. Há «sérios riscos de um retrocesso» na economia do Reino Unido, pese embora o novo fôlego sentido nos primeiros três meses do ano, avança esta quarta-feira a BBC.



O impulso verificado nas 5.500 empresas analisadas pela BCC evitou um «duplo mergulho» na recessão, sobretudo pelo melhor desempenho verificado no sector dos serviços. Ainda assim, a economia britânica não está livre de uma nova recessão.



Para já, esses receios «não se materializaram, mas a recuperação deve ser encorajada», de modo a favorecer um ritmo de crescimento mais rápido, resumiu o director-geral da BCC, David Frost; senão o Reino Unido pode sofrer uma nova contracção da economia.



A quebra das encomendas no sector industrial e a inversão da tendência de incentivo ao emprego, sentida no ano passado, estão a atrasar a recuperação britânica.



Depois de seis trimestres consecutivos de contracção, o PIB cresceu 0,4% no último trimestre do ano passado, acima da estimativa inicial de 0,1%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados