Ronaldo não é o mais rico do futebol. Nem Mourinho - TVI

Ronaldo não é o mais rico do futebol. Nem Mourinho

Beckham ainda é o que ganha mais dinheiro. E nos clubes, quais são os mais valiosos? Haverá algum português?

Relacionados
A personalidade do futebol mais rica do mundo não é o nosso Cristiano Ronaldo. Nem mesmo o «special one» José Mourinho. Ainda é David Beckham.

De acordo com a lista dos jogadores de futebol mais ricos do mundo, divulgada esta quinta-feira pela prestigiada revista «Forbes», o marido da ex-spice Victoria terá ganho, na época de 2009/2010, qualquer coisa como 40 milhões de dólares, entre salários, prémios, contratos de publicidade e afins.

Mas o madeirense mais conhecido do mundo não ficou muito longe: 38 milhões de dólares. Com menos seis milhões (ie, com 32) ficou Lionel Messi.

Abaixo dos 30 mas acima dos 20 milhões de dólares ficaram quatro jogadores: Kaka (25), Ronaldinho (24), Thierry Henry (21) e Wayne Rooney (20).

Do top 10 fazem ainda parte Frank Lampard, com 17 milhões de dólares, Zlatan Ibrahimovic (com 17) e Samuel Eto¿o (com 15 milhões).

Manchester ainda é o clube mais valioso

A «Forbes» publica também a lista dos clubes de futebol mais abastados. O Manchester United lidera a tabela, com um valor estimado de mercado de 1,86 mil milhões de dólares.

O clube, detido pela família Glazer, da Florida, surge seguido de perto pelo Real Madrid, nove vezes vencedor da Liga dos Campeões, e avaliado em

1,45 mil milhões.

O londrino Arsenal, controlado por Stan Kroenke desde o ano passado, complete o pódio, com um valor estimado de 1,19 mil milhões.

As contas da «Forbes» têm em conta as vendas, acordos de transmissões e dívida dos clubes.

O valor médio dos 20 clubes listados pela revista aumentou 1,3% no ultimo ano, para 640 milhões de dólares. O Manchester United, que está prestes a conquistar o 19º título no campeonato inglês, atraiu 333 milhões de apoiantes em todo o mundo e as suas receitas comerciais, de 122 milhões, cresceram a um ritmo superior a 10%.



O Bayern de Munique, avaliado em 1,05 mil milhões, foi o último clube a ultrapassar também os mil milhões de dólares em valor. Pouco abaixo, com 975 milhões, ficou o Barcelona, seguido do AC Milan, com 838.



O ainda campeão da Premier League, o Chelsea, ficou em sétimo lugar, com 658 milhões, o Juventus em oitavo, com 628 milhões e o Liverpool, comprador pelo Americano John W. Henry em Outubro, em nono, com 552.

O Inter de Milão complete o top 10, com 441 milhões de dólares.

A lista de 20 fica completa com o Tottenham, o Schalke, o Lyon, o Hamburg, o Manchester City, o Stuttgart, o Werder Bremen, o Marselha, o Atlético de Madrid e o Borussia Dortmund. O último contemplado vale ainda 260 milhões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados