Ryanair quer comprar aeroporto de Londres - TVI

Ryanair quer comprar aeroporto de Londres

Ryanair

Companhia procura sócios para formarem consórcio

A Ryanair está interessada em comprar o aeroporto de Londres - Stansted, que está a ser vendido pela BAA, a mando das autoridades britânicas para a concorrência.

A companhia aérea de baixo custo é o principal «cliente» deste aeroporto, e procura sócios para formarem um consórcio, onde a empresa irlandesa pretende deter uma posição minoritária de 25%.

Os contactos com potenciais interessados já começaram, mas a operação, avaliada em 1.300 milhões de euros, ainda não tem propostas oficiais.

Há anos que a BAA, detida em 40% pela espanhola Ferrovial (até há pouco tempo o acionista maioritário), está em guerra com a autoridade da concorrência britânica devido à ordem para vender este aeroporto. Mas agora, a BAA anunciou que vai desisitir.

A Ryanair aproveitou para criticar a empresa, acusando-a de adiar indefinidamente a operação com o intuito de «engordar» os seus ganhos.

Segundo a Ryanair, desde 2008, a BAA duplicou os preços de Stansted e o tráfego de passageiros caiu de 24 para 18 milhões até 2011.

A BAA teve também de alienar as posições nos aeroportos de Londres ¿ Gatwick e Edimburgo. Após a venda se Stansted, passa a gerir apenas quatro aeroportos no Reino Unido: Londres ¿ Heathrow, Southampton, Aberdeen e Glasgow.
Continue a ler esta notícia