S&P: bancos podem precisar de 250 mil milhões - TVI

S&P: bancos podem precisar de 250 mil milhões

Dinheiro (arquivo)

Das 99 instituições financeiras incluídas na amostra, 22 necessitam de financiamento

O sistema bancário europeu poderia precisar de um financiamento de 250 mil milhões de euros (355 mil milhões de dólares) se se confrontasse com um aumento significativo das yields e uma «grave» contracção económica, advertiu esta quarta-feira a S&P.

O relatório da agência de notação financeira Standard & Poor's, citado pela agência de informação financeira Bloomberg, é baseado em três cenários possíveis para o período de entre 2011 a 2015, incluindo uma subida acentuada das yields (remuneração que o investidor diz que aceita para deter dívida) desencadeada por um choque nas taxas de juro, restrições no acesso aos mercados por parte dos países que enfrentam uma crise da dívida soberana e contracções «muito severas» da economias, como a Grécia, a Irlanda, Portugal e Espanha.

Das 99 instituições financeiras incluídas na amostra da Standard & Poor's, que correspondem a 70% do sistema bancário europeu, 22 necessitam de financiamento, que pode atingir um total de 161 mil milhões de euros.

No pior cenário, se for necessário recapitalizar o conjunto de bancos que integram o sistema europeu, tal decisão pode custar entre 200 e 250 mil milhões de euros, de acordo com a agência de rating.

«O efeito global na credibilidade dos países da Europa ocidental, se este cenário se verificasse, seria grave» e conduziria a um aumento substancial do endividamento público e posições orçamentais que dificilmente seriam sustentáveis.

A agência de rating diz, no entanto, que este cenário não reflecte a opinião actual.
Continue a ler esta notícia