Salgado avisa: vinda do FMI pode levar a fuga de capitais - TVI

Salgado avisa: vinda do FMI pode levar a fuga de capitais

Ricardo Salgado

Resgate financeiro pode levar a quebra de confiança; logo, menos depósitos, diz o presidente do BES

Relacionados
O presidente do Banco Espírito Santo receia que uma eventual intervenção do Fundo Monetário Internacional em Portugal pode levar à fuga de capitais.

Ricardo Salgado apontou como exemplos a Grécia e a Irlanda - que já recorreram à ajuda - para alertar que os resgates financeiro podem levar a uma quebra de confiança, originando uma diminuição dos depósitos nos bancos portugueses.

Mas «é de esperar que não haja intervenção do FMI e que a execução do nosso Orçamento do Estado permita atingir os objectivos traçados para 2011», disse esta segunda-feira, durante a apresentação de resultados do banco que lidera.

É preciso, diz Ricardo Salgado, repensar esta forma de intervenção nos países periféricos para que seja possível estabilizar a componente financeira e fazer o relançamento da actividade económica.

«O acesso das Pequenas e Médias Empresas a capital e recursos de financiamento a taxas de juro mais baixa é essencial, mas tal só pode acontecer num programa mais vasto para toda a periferia europeia», cita a Lusa.

As acções do BES são as que mais sobem em bolsa neste momento: 1,5% para os 2,89 euros.

BES propõe corte de 10% nos dividendos
Continue a ler esta notícia

Relacionados