Santander espera normalização de lucros até 2014 - TVI

Santander espera normalização de lucros até 2014

Dinheiro

Banco também espera melhoria na rentabilidade sobre recursos próprios (ROE) de entre 3 e 6 por cento

O conselheiro-delegado do Banco Santander, Alfredo Sáenz, afirmou que os lucros do grupo tendem a normalizar-se nos próximos três anos, com uma consequente melhoria na rentabilidade sobre recursos próprios (ROE) de entre 3 e 6 por cento.

«Com o nosso sólido modelo de negócio e o grande esforço de todas as unidades, é possível regressar a níveis de ROE de entre 12 e 14 por cento», afirmou, intervindo na abertura do Dia do Investidor, em Londres.

Essa recuperação de rentabilidade incorpora os elevados custos de regulação e de financiamento e assenta, explicou, na normalização das provisões em mercados maduros.

Assim, explicou, o Santander espera que os seus negócios em Portugal e Espanha gerem mais de 2 mil milhões de euros de excedente de capital livre por ano, em 2013 e 2014.

O grupo Santander convocou 300 analistas e investidores para um encontro em Londres, durante o qual dará conta da sua situação financeira e anunciará a sua estratégia de expansão para os próximos anos.

A reunião, que começou na quarta-feira, servirá para que os responsáveis das diferentes áreas e departamentos do grupo apresentem as suas linhas de atuação, numa altura em que surgem receios sobre a exposição do sector bancário europeu à crise da dívida soberana.

A última reunião deste género promovida pelo Santander realizou-se em 2007, em Madrid.
Continue a ler esta notícia