Seguros: lucro das empresas supervisionadas sobe 11% - TVI

Seguros: lucro das empresas supervisionadas sobe 11%

Dinheiro

Sector segurador continua a evidenciar «níveis elevados de solidez e resiliência»

Relacionados
O lucro das empresas de seguros sob supervisão do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) aumentou 11 por cento, para os cerca de 159 milhões de euros, no primeiro semestre de 2011, face a igual período do ano anterior.

De acordo com o relatório de evolução da actividade seguradora em Portugal, a taxa de cobertura da margem de solvência das empresas supervisionadas pelo ISP foi de 174%.

Um resultado que, segundo o documento, mostra que o sector segurador «continua a evidenciar elevados níveis de solidez e resiliência», apesar do actual enquadramento dos mercados financeiros internacionais, «muito afectados pela crise das dívidas soberanas».

Já a produção de seguro directo, relativa à actividade em Portugal, caiu 31,4 por cento face ao período homólogo de 2010, ao contrário dos custos com sinistros que subiram 46,3 por cento, duas situações que o ISP justifica com o ramo Vida.

Nos ramos «Não Vida» assistiu-se a um decréscimo de 5,6 por cento.

O rácio de cobertura das provisões técnicas registou uma ligeira queda de 0,3 pontos percentuais face a Dezembro de 2010.

Por sua vez, o valor das carteiras de investimento das empresas de seguros recuou 5,9 por cento, face aos montantes sob gestão no final de 2010, devido à diminuição da produção e nível de resgates no ramo Vida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados