Starbucks reduz custos e rompe com «costumes» - TVI

Starbucks reduz custos e rompe com «costumes»

Starbucks (arquivo)

McDonalds e Dukin¿Donuts são os principais rivais

A cadeia americana de cafés Starbucks vai começar a reduzir custos para enfrentar a crise e a concorrência com a maior eficiência possível. É a resposta à quebra de 4,3 por cento nas vendas registada no último trimestre, noticia o «El País».

A partir de agora, nas 11 mil lojas Starbucks dos EUA, a marca vai romper com alguns dos seus «costumes», como é o caso do tempo dispendido pelos seus trabalhadores a preparar o café. A estratégia vai ser diminuir o tempo da preparação para aumentar o tempo de atenção dado ao cliente, o que permitirá poupar milhões de dólares. Os encargos com a mão-de-obra representam 24 por cento dos custos da empresa ao ano.

Para além de ter cortado sete mil postos de trabalho, dos 176 mil em todo o mundo, a Starbucks viu-se ainda obrigada a reduzir o valor dos seus produtos para poder fazer frente aos preços mais baratos e competitivos da McDonalds e da Dukin¿Donuts, em concorrência directa, e também para responder às queixas dos consumidores, que consideravam os preços praticados demasiado elevados.

Apesar das circunstâncias, a Starbucks planeia abrir mais lojas em todo o mundo.
Continue a ler esta notícia