Vem aí imposto contra pirataria na Internet? - TVI

Vem aí imposto contra pirataria na Internet?

Protesto contra a pirataria na internet

Ideia é de grupo de cantores e compositores britânicos e visa pagamento de uma taxa sobre número de downloads efectuados a partir dos servidores de empresas que facultam serviços de banda larga na Internet

Relacionados
Está a decorrer mais uma batalha contra a pirataria na Internet. Um grupo que representa os cantores e compositores britânicos apelou à introdução de um imposto sobre as empresas que facultam serviços de banda larga na Internet. A ideia é que paguem de acordo com o número de downloads piratas de música efectuados através dos seus servidores.

Pirataria provoca perdas de 174 milhões à indústria nacional

O economista-chefe da Performing Right Society, a associação que reúne estes profissionais, considera que esta taxa serviria para alinhar os interesses financeiros dos prestadores de serviços de Internet com os direitos de autor dos músicos. Will Page vê nesta medida uma forma de apaziguar os ânimos entre as duas partes que até à data não se entenderam acerca de quem deve arcar com os curtos dos downloads de músicas online, escreve o «Financial Times».

Lily Allen é uma das artistas que já se manifestou contra sites de partilha de arquivos, como o The PIrate Bay. Nestes domínios, é possível efectuar o download gratuito de músicas, sem grande risco de que essa operação tenha qualquer tipo de repercussão jurídica.

Mas a indústria da música queixa-se de que é por culpa de sites como esses que o sector se encontra em declínio. Os artistas vão ainda mais longe e garantem que é por causa da pirataria que perdem milhões de libras em vendas que acabam por não se concretizar, porque as pessoas preferem efectuar downloads, a comprar um cd.
Continue a ler esta notícia

Relacionados