Vírus dos iPhones podem afectar iPads - TVI

Vírus dos iPhones podem afectar iPads

Primeiros compradores do iPad

Tudo porque aparelhos da Apple têm o mesmo sistema operativo

Relacionados
Os vírus desenvolvidos para os aparelhos informáticos não param de aumentar. E o malware fabricado para infectar os iPhones pode também fazer estragos no novo iPad da Apple, pelo menos de acordo com a Panda Security. É que todos os vírus que encaixam naqueles smartphones são capazes de se propagar e infectar o iPad, pelo facto de ambos partilharem o mesmo sistema operativo.



Veja o vídeo aqui



A grande procura pelos smartphones e tablets desta marca aguçou o apetite daqueles que desenvolvem vírus informáticos.



«Apesar da Apple ter decidido fechar totalmente o hardware (impossibilitando a instalação ou alteração de componentes internos) e o software (todas as aplicações são instaladas a partir da loja online do fabricante, a App Store), os ciber-criminosos descobriram formas de infectar estes dispositivos com malware, quando desbloqueados ilegalmente», explica a Panda Security, em comunicado.



«Não há avalanche de infecções»



Já no ano passado, este laboratório anti-vírus descobriu o iPhone/Eeeki, um malware capaz de infectar iPhones desbloqueados ilegalmente. Como? Por exemplo através da instalação de aplicações não oficiais. Aliás, estas manobras maliciosas acabaram por se estender ao iPod Touch.



Mas, atenção: «Isto não significa que estejamos perante uma avalanche de infecções. Sempre se verificou que à medida que a Apple vai ganhando quota de mercado, os ciber-criminosos se mostram mais interessados em desenvolver malware destinado a esta plataforma», ressalvou o director técnico do PandaLabs, Luis Corrons.



Fica, no entanto, o conselho de os utilizadores do Mac da Apple «seguirem as recomendações do fabricante para maximizarem a segurança dos seus sistemas operativos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados