Zona Euro: indústria cresce mais do que o esperado em Julho - TVI

Zona Euro: indústria cresce mais do que o esperado em Julho

Fábrica

Produção industrial aumentou de 55,6 pontos em Junho para 56,7 pontos em Julho, sinal de que exportações estão em fase de recuperação

Relacionados
Tudo indica que as exportações estejam a recuperar na Europa, uma vez que o crescimento da indústria na Zona Euro acelerou mais do que o esperado em Julho, para 56,7 pontos.

Um valor que está acima das estimativas dos analistas e que reflecte um máximo de três meses. Segundo o indicador produzido pelo Markit Economics, uma leitura acima dos 50 pontos revela «expansão». E os 16 países da Zona Euro surpreenderam ao aumentarem a produção industrial de 55,6 pontos em Junho para os 56,7 pontos no mês passado.

Os fabricantes europeus suportaram esta recuperação, com um ritmo mais acelerado de produção, dando assim resposta às necessidades mundiais de exportação.

Grandes empresas registaram grandes lucros, como foi o caso da Volkswagen AG que obteve os maiores ganhos trimestrais em dois anos, lembra a agência Lusa. Ainda assim, esta subida pode ser sol de pouca dura. «O impulso que temos visto nos últimos meses não vai ser mantido», afirmou à Bloomberg o economista do Commerzbank, Ralph Solveen.

É que se tivermos em conta a desaceleração da produção industrial na China no mês passado e também nos EUA os exportadores podem ter dificuldades em manter estes níveis.

«O crescimento vai enfraquecer, mas não vai apontar para um final de recuperação. É uma normalização após um arranque inicial».
Continue a ler esta notícia

Relacionados