BCE já comprou dívida privada portuguesa - TVI

BCE já comprou dívida privada portuguesa

Mario Draghi, BCE [Reuters]

Banco central arrancou com programa alargado de compra de obrigações na segunda-feira. Adquiriu também dívida de privados em França, Itália e Alemanha

Relacionados
O Banco Central Europeu já adquiriu dívida de entidades privadas de países como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha desde que arrancou na segunda-feira com um programa alargado de compra de obrigações, avançou a Bloomberg.

A agência de informação financeira não especifica os valores envolvidos, citando fontes próximas das operações, que pediram para não ser identificadas, até porque o BCE vai divulgar na próxima segunda-feira (27 de outubro) os montantes de dívida privada adquirida no âmbito deste seu novo programa de compra de ativos.

A investida do BCE no mercado de dívida privada, em que se destacam as obrigações de bancos de vários países da zona euro, tem sido refletida na queda dos juros da dívida soberana dos países da moeda única, entre os quais, Portugal.

Hoje, pelas 16:30, os juros da dívida soberana portuguesa seguiam a baixar para 3,333%, acentuando a tendência de recuo registada desde o início da manhã.

Além de manter a taxa de juro no mínimo histórico de 0,05%, o BCE anunciou em Nápoles, no início deste mês, mais pormenores sobre os programas de compra de dívida privada, designadamente que estes vão estar em vigor durante dois anos.

O pacote do BCE inclui a compra de ativos ABS (asset-backed securities) e de créditos hipotecários em euros emitidos por instituições financeiras da zona euro.

A 04 de setembro, o BCE tinha reduzido a taxa de juro diretora para 0,05%, um novo mínimo histórico, e anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro, mas sem precisar o montante.



Continue a ler esta notícia

Relacionados