Bruxelas aplaude aprovação do Orçamento - TVI

Bruxelas aplaude aprovação do Orçamento

Durão Barroso (LUSA)

Comissão Europeia apela a «consenso público e político» para a prosseguir nos «esforços» de corrigir as contas públicas

A Comissão Europeia saudou esta quarta-feira em Bruxelas a aprovação do Orçamento do Estado para 2011 e alertou para a necessidade de os esforços de consolidação orçamental continuarem nos próximos anos.

«A redução do défice orçamental de 7,3 para 4,6 por cento do PIB é apropriada para começar a controlar a dinâmica da dívida pública», disse o porta-voz comunitário para a Política Económica, citado pela Lusa.

Para Amadeu Altafa I TArdio, «os esforços de consolidação orçamental têm de continuar nos próximos anos e terão necessidade de um consenso público e político».

A Comissão Europeia também encoraja o Governo português a executar a política orçamental nos últimos meses de 2010 e em 2011 «de um forma estrita, para evitar derrapagens no lado das despesas e com o objectivo de conseguir uma redução do défice mais rapidamente do que o planeado».

O Orçamento do Estado para 2011 foi hoje aprovado na generalidade com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e o voto contra dos restantes partidos.
Continue a ler esta notícia