Certificados de aforro: Governo prevê saída de 1.500 milhões - TVI

Certificados de aforro: Governo prevê saída de 1.500 milhões

Poupança

Executivo diz que há risco de o saldo negativo estar a ser «subestimado»

O Governo estima que os portugueses retirem, em 2012, cerca de 1.500 milhões de euros dos certificados de aforro, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para o próximo ano.

No documento, o Executivo aponta para um saldo líquido negativo de 1.500 milhões de euros, tendo em conta uma saída de 2.000 milhões de euros e um investimento de apenas 500 milhões.

E diz mais: «o IGCP prevê a manutenção de um programa de Bilhetes do Tesouro e a continuação da emissão dos instrumentos de dívida de retalho existentes, designadamente Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro». Ainda que se preveja «um contributo negativo destes vários instrumentos para as necessidades líquidas de financiamento do ano, existe o risco de que as emissões de Bilhetes do Tesouro previstas não venham a encontrar procura no mercado e que o saldo negativo entre subscrições e resgates de instrumentos de dívida de retalho tenha sido subestimado».

Veja aqui todas as outras medidas que constam do Orçamento do Estado para 2012: aumentos de impostos, cortes de deduções, etc.
Continue a ler esta notícia