Grécia: Merkel quer aplicação do acordo em dois meses - TVI

Grécia: Merkel quer aplicação do acordo em dois meses

Papandreou e Merkel. Foto: Reuters

Chanceler alemã telefonou a Papandreou para aplaudir o trabalho do primeiro-ministro grego e para pressionar a execução de medidas

A chanceler alemã lançou esta segunda-feira um apelo ao futuro governo de transição na Grécia: é preciso aplicar rapidamente as decisões da cimeira de líderes da Zona Euro de 26 de Outubro, antes das eleições antecipadas, dentro de dois meses.

As referidas medidas prevêem uma reestruturação da dívida grega, na ordem dos 50 por cento, e a concessão de um novo resgate de 130 mil milhões de euros a Atenas.

Em conversa telefónica com o primeiro-ministro cessante, Georges Papandreou, a chefe do governo alemão agradeceu ainda ao seu homólogo grego o trabalho até agora realizado, segundo o porta voz do governo federal, Steffen Seibert, citado pela Lusa.

Na opinião de Merkel, ao longo dos últimos meses, Papandreou «demonstrou coragem e determinação para pôr o seu país no caminho certo».

A chefe do governo alemão referia-se, concretamente, às medidas de austeridade tomadas pelo chefe do PASOK, que considerou «dolorosas, mas inevitáveis» para o povo grego.

Quanto à demissão de Papandreou, Merkel manifestou-lhe o «respeito» pela decisão e «agradeceu a boa cooperação», disse Steffen Seibert, em conferência de imprensa em Berlim.
Continue a ler esta notícia