Portugal está protegido com «o chapéu contra a especulação» - TVI

Portugal está protegido com «o chapéu contra a especulação»

O discurso de Sérgio Sousa Pinto

PS garante que estar na Zona Euro protege os países da especulação dos mercados financeiros. Comunistas têm dúvidas

Relacionados
Se Portugal não estivesse na Zona Euro nunca estaria «sob o chapéu contra a especulação dos mercados financeiros» que hoje abrange todos os países-membros. Quem o diz é o deputado socialista, Sérgio Sousa Pinto, em resposta à declaração política do PCP que, pela voz de Bernardino Soares, elevou críticas à moeda única e à adesão à Eurolândia.

«Há um ponto em que o PCP e os mercados financeiros têm em comum: é o ataque ao euro. Onde estariam a dívida pública e as taxas de juro (hoje historicamente baixas) se não estivéssemos na Zona Euro?», questionou Sérgio Sousa Pinto, na Assembleia da República que esta quinta-feira centra o debate na dívida nacional.

Esquerda quer tributar banca em 25%

«Nenhum país estaria sob o chapéu contra a especulação dos mercados financeiros» se não estivesse na Zona Euro, concluiu o deputado do PS.

Já Bernardino Soares classificou essa afirmação como «uma coisa extraordinária». «Um chapéu contra a especulação? Está-se a ver. Deve ser um chapéu muito pequenino», respondeu o deputado comunista.

«Como não podem atacar o euro atacam os países que estão sob o euro», reiterou Bernardino Soares, concluindo: «O senhor deputado diz que os mercados especulativos são todos uns malandros, mas que temos de seguir esse caminho».
Continue a ler esta notícia

Relacionados