BCE melhora previsões de crescimento da Zona Euro - TVI

BCE melhora previsões de crescimento da Zona Euro

Estimativas apontam agora para escalada de 1,6% este ano, quando anterior previsão se fixava em 1%

Relacionados
O Banco Central Europeu reviu esta quinta-feira em alta as previsões de crescimento da Zona Euro para este ano e para o próximo.

Para 2010, as estimativas do BCE apontam agora para uma escalada de 1,6% face à anterior previsão de 1%, declarou o presidente da instituição monetária, Jean-Claude Trichet, citado pela agência Lusa.

No que toca a 2011, o crescimento deverá chegar a 1,4%. A projecção anterior era de 1,2%.

Também as estimativas da inflação na Zona Euro foram revistas em alta para 1,6% ainda este ano e para 1,7% em 2011, face aos anteriores 1,5% e 1,6%.

«A pressão inflacionista continua contida», afirmou Jean-Claude Trichet na conferência de imprensa que se seguiu ao conselho de governadores, referindo-se ao facto de a inflação dever permanecer abaixo do limite de 2% definido pela instituição.

Recorde-se que o BCE decidiu esta quinta-feira manter a sua principal taxa de referência em 1%. É já o 16.º mês consecutivo com o valor mais baixo de sempre, desde a criação da união monetária em 1999.

Medidas excepcionais de apoio à banca são para manter

Apesar de ter revisto em alta as perspectivas de crescimento para este ano e para o próximo, o BCE anunciou ainda que vai manter as medidas excepcionais de apoio ao sistema financeiro.

Uma decisão já esperada pelos analistas, segundo a imprensa internacional, uma vez que continuam as incertezas quanto ao abrandamento da economia europeia e mundial.

A instituição vai realizar três novas operações de empréstimos aos bancos até Dezembro «a taxa fixa e volume ilimitado». Estas medidas vão continuar «enquanto for necessário», e pelo menos até Janeiro de 2011.

BCE mantém taxa de juro inalterada em 1% pelo 16º mês consecutivo

Entrevista: «Juros já não voltam a estar tão baixos»

Informações sobre as suas contas? Bancos cobram. Saiba quanto
Continue a ler esta notícia

Relacionados