Crescimento homólogo da Zona Euro revisto em alta para 1,9% - TVI

Crescimento homólogo da Zona Euro revisto em alta para 1,9%

Dinheiro euros

Expansão em cadeia comnfirmada em 1%

Relacionados
A economia da Zona Euro e da União Europeia a 27 cresceu 1% no segundo trimestre do ano, face ao primeiro, confirmou esta quinta-feira o Eurostat. No entanto, a evolução homóloga foi agora revista em alta de 1,7 para 1,9%.

Segundo o gabinete de estatísticas da União, o crescimento representa uma aceleração, já que nos primeiros três meses de 2010 o crescimento em cadeia fora de 0,3% em ambas as regiões e a expansão homóloga fora de 0,8% na Zona Euro e de 0,7% na UE27.

No segundo trimestre, o consumo das famílias cresceu 0,5% nas duas regiões (depois de 0,2 e 0,1% no primeiro trimestre). Já o investimento caiu 1,8% na área do euro e 1,7% na UE27 (após descidas de 0,4% e -0,6%). As exportações e as importações aumentaram 4,4% na área do euro e 4% na União.

Por países, o Eurostat manteve os dados relativos à economia nacional, apontando um crescimento de 0,2% em cadeia (o mesmo que a vizinha Espanha) e outro de 1,4% em termos homólogos (desaceleração face aos 1,1 e 1,8% dos primeiros três meses do ano). Portugal tem o segundo crescimento mais baixo entre os parceiros. Pior, só a Grécia.

Também os valores das principais economias da UE se mantiveram, excepção feita ao Reino Unido, cujo crescimento em cadeia foi revisto em alta de 1,1 para 1,2%. O homólogo subiu de 1,6 para 1,7%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados