Itália com recessão entre 1,2 e 1,5% este ano - TVI

Itália com recessão entre 1,2 e 1,5% este ano

Mario Monti

Previsão do Banco de Itália é mais pessimista do que a do Governo

Relacionados
O Banco da Itália espera para este ano uma contracção da economia do país entre 1,2 e 1,5 por cento, uma previsão muito mais pessimista do que os 0,4 por cento do Governo.

«As incertezas em torno das perspectivas de médio prazo da economia italiana são extraordinariamente altas e estão intimamente ligadas à evolução da crise da dívida da zona do euro», disse esta terça-feira o banco central no seu boletim económico.

Na publicação, o Banco da Itália desenvolveu dois cenários em função de mudanças das taxas dos empréstimos que o país venha a suportar.

O primeiro cenário prevê que em 2012 e 2013, o «spread» entre as taxas da Itália e da Alemanha a dez anos (que mede o prémio de risco pago pelo mercado italiano) seja de cinco pontos percentuais, como acontece actualmente. Neste caso, o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreria uma contracção de 1,5 por cento este ano, registando em 2013 um crescimento nulo.

O segundo cenário é baseado numa «normalização das condições do mercado» graças a uma retoma da «confiança dos investidores na capacidade do Estado italiano honrar a sua dívida» e na «plena execução das medidas europeias», que permitiriam uma diminuição de dois pontos percentuais das taxas da dívida italiana. Aqui, o PIB cairia 1,2 por cento em 2012 e o ano seguinte seria mesmo de retoma económica, de 0,8 por cento.

A Itália inquieta particularmente os mercados devido à sua dívida de mais de 1.900 milhões de euros ou 120 por cento do PIB.
Continue a ler esta notícia

Relacionados