Portugal mantém meta do défice nos 7,3% - TVI

Portugal mantém meta do défice nos 7,3%

Ministro das Finanças [Tiago Petinga/LUSA]

Documento do INE revê em baixa défice de 2009 para 9,3%, valor inicialmente estabelecido pelo Governo, e sobe PIB

Relacionados
O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa o défice orçamental estimado de 2009, para os 9,3%, na segunda notificação que enviou a Bruxelas no âmbito do procedimento dos défices excessivos.

Este era o valor inicialmente previsto pelo Governo, mas tinha sido entretanto revisto em alta uma décima.

No documento, e com base em dados do Ministério das Finanças, o INE mantém a meta de redução do défice para este ano, para os 7,3%.

No que se refere à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dois anos, é também revista, mas em alta, devido ao Consumo Final das Administrações Públicas que foi, afinal, maior que o previsto anteriormente. Ou seja, o Estado gastou mais.

No caso da riqueza produzida em 2008, há um aumento de 183,1 milhões de euros e, no caso de 2009, de 442,4 milhões. Valores que não deverão fazer alterar o crescimento percentual do indicador. Em 2008 o PIB português estagnou e em 2009 registou uma contracção de 2,6%.

«As notificações iniciam um trabalho conjunto das autoridades estatísticas nacionais com o Eurostat o qual, no prazo de 3 semanas após a data limite de 1 de Outubro, deverá apreciar as notificações e publicar os resultados finais para todos os Estados Membros», lembra o INE.
Continue a ler esta notícia

Relacionados