43 milhões de europeus sem dinheiro para pagar uma refeição - TVI

43 milhões de europeus sem dinheiro para pagar uma refeição

Pobreza

Assinala-se hoje o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

Há 43 milhões de pessoas em risco de carência alimentar na Europa, sem quaisquer meios para pagar uma refeição completa, sendo certo que 79 milhões vivem limiar de pobreza.

Só o ano passado, 240 Bancos Alimentares distribuíram 360 mil toneladas de produtos a Instituições de Solidariedade Social em 21 países europeus, diz a «Rádio Renascença», que cita dados divulgados pelo Programa Europeu de Apoio Alimentar, no dia em que se assinala o Dia mundial contra a pobreza extrema.

Estas Instituições repartiram os produtos por pessoas carenciadas sob a forma de cabazes ou de refeições. Mais de metade do total dos alimentos entregues provinham do Programa europeu que ajudou 18 milhões de pessoas com dificuldades.

De acordo com o Eurostat, 79 milhões de pessoas vivem na Europa abaixo do limiar de pobreza e 30 milhões sofrem de subnutrição.

O Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados (PCAAC), que arrancou em 1987, permite fornecer alimentos produzidos com os «stocks» dos excedentes de produtos agrícolas, os chamados «stocks de intervenção».
Continue a ler esta notícia