Brasil e UE assinam acordo para ampliar ligações aéreas - TVI

Brasil e UE assinam acordo para ampliar ligações aéreas

Brasil e UE assinam acordo para ampliar ligações aéreas

UE como um mercado único possui cerca de 500 milhões de habitantes

Relacionados
Uma declaração conjunta entre o Brasil e a União Europeia (UE) assinada esta terça-feira, no âmbito da primeira cimeira sobre aviação civil, vai favorecer as exportações de produtos aeronáuticos e ampliar as ligações aéreas entre os dois blocos.

A América Latina e a UE formam um mercado em crescimento e os serviços aéreos são a «espinha dorsal» nas relações entre as duas regiões, defendeu o vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas.

Para Kallas, é positiva a proposta de substituição de acordos bilaterais feitos individualmente com países da UE, passando a ter uma negociação com o bloco.

O representante da Comissão Europeia na cimeira da aviação civil, que decorre entre hoje e quarta feira no Rio de Janeiro, destacou que os desafios da aviação não podem ultrapassar os limites da soberania nacional, mas «a aviação pressupõe cooperação e integração».

A UE como um mercado único possui cerca de 500 milhões de habitantes e representa uma grande oportunidade, garantiu Siim Kallas.

O tráfego aéreo entre o bloco europeu e a América Latina está a apresentar um rápido crescimento com mais de 20 milhões de passageiros latino-americanos que viajam todos os anos para a Europa.

Segundo o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, «a relação com o Brasil, em termos relativos, é ainda mais intensa com a Europa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados