Centrais sindicais defendem políticas que promovam o emprego - TVI

Centrais sindicais defendem políticas que promovam o emprego

Compras

Dados do IEFP «confirmam um agravamento do desemprego registado nos Centros de Emprego que, em relação ao mesmo mês do ano passado, subiu 12,7 por cento»

Relacionados
As duas centrais sindicais defenderam esta quarta-feira a necessidade de políticas que promovam o crescimento económico e o emprego porque consideram que só assim baixará o desemprego.

«A UGT defende politicas económicas que possibilitem a criação de mais emprego, num contexto de baixo crescimento económico, não há garantia de criação de emprego nem de redução do desemprego», disse à agência Lusa a dirigente da UGT Paula Bernardo.

A CGTP exigiu, em comunicado, «uma política que privilegie o crescimento económico, a dinamização da produção nacional e o aumento do poder de compra dos trabalhadores e pensionistas, como elementos centrais para a criação de emprego com direitos, de incremento da procura interna e de superação dos défices».

Para a Intersindical os dados do IEFP «confirmam um agravamento do desemprego registado nos Centros de Emprego que, em relação ao mesmo mês do ano passado, subiu 12,7 por cento».

«O decréscimo mensal no número de inscritos em 1,6 por cento tem por base efeitos de sazonalidade, como aliás é referido em alguns relatórios mensais do IEFP do mês de Junho e não é um facto novo, uma vez que desde 2005 se verifica uma descida mensal (com excepção de 2009)», considera a central sindical, citada pela Lusa.

A UGT também justifica o decréscimo mensal do número de desempregados inscritos com o trabalho sazonal, nomeadamente no turismo, agricultura e construção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados