Crise: Sócrates espera apoio às reformas - TVI

Crise: Sócrates espera apoio às reformas

José Sócrates

Tanto o primeiro-ministro português como a chanceler alemã «precisam de ganhar tempo»

O primeiro-ministro, José Sócrates, precisa do apoio da Alemanha para as reformas, mas Angela Merkel precisa também de demonstrar que a exigência de «mais rigor» nas finanças europeias está a ter resultados, consideraram à Lusa várias fontes comunitárias em Bruxelas.

A mensagem de apoio por parte da Alemanha será importante para dar confiança aos mercados financeiros, que continuam nervosos sobre a capacidade de Portugal pagar a enorme dívida que tem contraído para pagar o desequilíbrio das suas contas.

As mesmas fontes, no entanto, sublinham também à Agência Lusa que Ângela Merkel precisa igualmente que José Sócrates apoie a sua proposta de pacto de competitividade, que vai obrigar as pequenas economias periféricas, como a portuguesa, a fazer as reformas estruturais necessárias para aumentar a produtividade das suas economias.

Uma outra fonte em Bruxelas defendeu que tanto o primeiro-ministro português como a chanceler alemã «precisam de ganhar tempo».

Para José Sócrates, é importante que os líderes da Zona Euro a 11 de Março e da União Europeia (UE) em 24 e 25 do mesmo mês cheguem a acordo sobre um esperado aumento da capacidade efectiva e flexibilização do fundo de resgate europeu às economias com problemas orçamentais.

Por seu lado Ângela Merkel, com muitos problemas políticos e com eleições regionais e locais a aproximarem-se, precisa de mostrar que as suas ideias de «maior rigor» na Europa avançam.
Continue a ler esta notícia