EUA: taxa de desemprego desce em Junho - TVI

EUA: taxa de desemprego desce em Junho

Emprego

Número de empregos destruídos na maior economia do mundo ascendeu a 125 mil

Relacionados
O mercado de emprego nos Estados Unidos destruiu 125 mil postos de trabalho em Junho, pela primeira vez este ano, o que não impediu a taxa de desemprego de baixar, de acordo com o Departamento de Trabalho, informa a Lusa.

Corrigidas as variações sazonais, a economia americana suprimiu 125 mil empregos em Junho, acima das previsões dos analistas, depois de cinco meses consecutivos de criação de postos de trabalho.

Já a taxa de desemprego recuou para 9,5 por cento em Junho face aos 9,7 por cento registados em Maio, a mais baixa desde Julho de 2009, quando os analistas esperavam que atingisse 9,8 por cento.

O Departamento de Trabalho explicou esta aparente contradição pela diminuição da população activa norte-americana.

A situação do emprego nos Estados Unidos continua preocupante com 6,8 milhões de desempregados de longo-prazo, ou seja, 45,5 por cento do total.

O sector privado criou 83 mil empregos em Junho, muito acima dos 33 mil registados em Maio mas abaixo dos 241 mil de Abril.

Após a divulgação destes dados, o presidente Barack Obama disse esta sexta-feira que a economia dos Estados Unidos vai na direcção certa, ainda que a um ritmo lento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados