Hotelaria: 3,5 milhões de hóspedes entre Janeiro e Abril - TVI

Hotelaria: 3,5 milhões de hóspedes entre Janeiro e Abril

Dinheiro

Hóspedes contribuíram com cerca de 9 milhões de dormidas, mostram os dados do INE

Relacionados
A hotelaria acolheu 3,5 milhões de hóspedes, entre Janeiro e Abril deste ano, que contribuíram com cerca de 9 milhões de dormidas, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados esta sexta-feira.

Segundo o documento do INE, relativamente a igual período do ano anterior, o número de hóspedes aumentou 3% enquanto que as dormidas se mantiveram sensivelmente ao mesmo nível.

Já os resultados do mês de Abril foram maioritariamente negativos, contrariando a tendência de melhoria observada desde o início do ano.

Esta inversão de tendência está associada «aos efeitos das perturbações atmosféricas causadas pela nuvem de cinza proveniente do vulcão Eyjafjallajokull na Islândia», que afectou o tráfego aéreo na segunda metade do mês e consequentemente as estadias nos estabelecimentos hoteleiros, diz o INE.

A hotelaria registou 1,2 milhões de hóspedes, valor semelhante ao de Abril de 2009 (mais 0,2%) e cerca de três milhões de dormidas, correspondendo a uma variação homóloga negativa de 4,9%.

A repartição das dormidas por tipo de estabelecimento revela que os hotéis, que representaram mais de 60% do total, foram os únicos a apresentar um ligeiro crescimento homólogo (mais 0,8%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados