Submarinos: Governo quer ver tudo bem esclarecido - TVI

Submarinos: Governo quer ver tudo bem esclarecido

Primeiro-ministro promete cooperaão com autoridades

Relacionados
O Governo português está disponível para cooperar com as autoridades judiciais na investigação em curso sobre suspeitas de corrupção na operação de compra de dois submarinos pelo Estado português na altura em que Paulo Portas era ministro da Defesa.

A garantia foi dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal, no Parlamento. A questão foi levantada pelo líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, segundo o qual este «pode ser o maior escândalo de corrupção dos últimos 35 anos».

As explicações de Paulo Portas

Suspeitas de corrupção no caso dos submarinos

Na resposta, José Sócrates não hesitou: «O Governo não comenta investigações judiciais em concreto. O governo dará toda a cooperação que lhe for solicitada pelas autoridades judiciais nesta manteria. Queremos, como todos, isto bem esclarecido», disse.

O primeiro-ministro criticou, ainda, a execução do contrato de contrapartidas firmado com o consórcio alemão.

«O Estado português já comunicou a essa empresa que não estamos satisfeitos e que consideramos inaceitavelmente baixos os níveis de cumprimento das contrapartidas neste contrato dos submarinos», disse José Sócrates no plenário.

«O Governo português faz aquilo que deve fazer e quer ver, como todos, tudo isto esclarecido», rematou.

Cosec: Governo desistiu do negócio. Saiba porquê

Sócrates: para que servem as privatizações?

Governo recusa rever PEC e orçamento rectificativo

O jornal alemão «Der Spiegel» avançou esta semana que um cônsul honorário português na Alemanha teria recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Man Ferrostaal para ajudar a concretizar a compra de dois submarinos pelo Estado português em 2004. O processo está a ser investigado na Alemanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados