Portugal em risco de perder acesso aos mercados - TVI

Portugal em risco de perder acesso aos mercados

Bolsa

Fitch considera que próximas reuniões do Eurogrupo e Conselho Europeu são decisivas para o país

Portugal está em risco de perder acesso ao mercado de financiamento caso as próximas reuniões do Eurogrupo e Conselho Europeu frustrarem as expectativas dos mercados quanto a uma «estratégia global» para resolver a crise da dívida, considera a Fitch.

Numa análise divulgada esta quinta-feira pela agência de rating, intitulada «The Eurozone Sovereign Debt Crisis: Reaching Decision Point», a Fitch considera que caso esta solução não convença os mercados e Portugal venha a ficar sem acesso ao mercado de financiamento, tal teria «implicações adversas nos seus ratings».

A Fitch explica que a actual avaliação da agência à República Portuguesa está baseada nos pressupostos de que Portugal continuará a ter acesso ao mercado de financiamento sem um programa de apoio internacional de Bruxelas e do Fundo Monetário Internacional, mas com um apoio indirecto do programa de compra de dívida soberana em mercado secundário do Banco Central Europeu.

A agência considera ainda que «muito provavelmente» o Governo terá de anunciar medidas adicionais para conseguir atingir a meta de défice orçamental de 4,6 por cento em 2011, o que, diz, representa um ajustamento estrutural na ordem dos 4 por cento.

No entanto, a agência sublinha que apesar do risco de mercado ser «elevado», a estratégia de financiamento de Portugal está a funcionar, notando que o Estado já conseguiu financiar cerca de seis mil milhões de euros, cerca de 30 por cento das necessidades brutas de financiamento, excluindo financiamento de curto prazo.
Continue a ler esta notícia