Gaspar: vamos voltar aos mercados nas próximas semanas - TVI

Gaspar: vamos voltar aos mercados nas próximas semanas

Ministro diz que chumbo do Constitucional não afetou credibilidade internacional do país

O ministro das Finanças garante que Portugal vai voltar aos mercados de longo prazo nas próximas semanas e que a decisão do Tribunal Constitucional não pôs em causa a credibilidade internacional do país.

Declarações feitas em Washington, onde Vítor Gaspar participou nos encontros de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), acompanhado pela secretária de Estado do Tesouro e pelo governador do Banco de Portugal.

Gaspar estimou que o regresso aos mercados de dívida de longo prazo (que deverá ser marcado por uma colocação de obrigações do Tesouro a 10 anos, deverá acontecer «nas próximas semanas. Não existe um calendário pré-estabelecido», disse, acrescentando que «as perspetivas são boas».

O ministro recordou que precisamos agora de «concluir com sucesso o sétimo exame» regular do programa de ajustamento, «assegurar o cumprimento das metas orçamentais de 2013, identificar as poupanças orçamentais necessárias para assegurar sustentabilidade das finanças públicas no longo prazo»

Com tudo isto cumprido e com «a decisão que se espera favorável em 13 e 14 de maio à extensão das maturidades e à conclusão formal do sétimo exame regular», estarão reunidas as condições para que o país regresse plenamente aos mercados.

Também dois bancos internacionais consideram estar reunidas as condições para que, muito em breve, Portugal avance com uma emissão de dívida a dez anos.

Também um membro alemão do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje que Portugal está «bem avançado» no processo de regresso aos mercados.
Continue a ler esta notícia