Espanha: Governo aprova aumento de pensões e salário mínimo - TVI

Espanha: Governo aprova aumento de pensões e salário mínimo

Zapatero na cimeira que juntou os líderes europeus

Reformados vão receber mais 1,3%. Pensões mínimas alvo de aumento maior. E vencimentos mais baixos sobem 1,3%

Relacionados
Os espanhóis trabalhadores e os espanhóis reformados vão receber mais no ano que está prestes a começar. O Governo de José Luis Zapatero aprovou esta quinta-feira um aumento de 1,3% para todas as pensões, que corresponde ao valor da inflação, bem como um aumento de 2,3% para as pensões mínimas. Mas não se ficou por aqui: o salário mínimo sobe 1,3%.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país vizinho. José Luis Rodríguez Zapatero falava aos jornalistas numa conferência de imprensa em jeito de balanço do ano, no final da última reunião do Conselho de Ministros de 2010.

O aumento do salário mínimo acontece «em época de crescimento com mais capacidade, em época de crise com mais contenção», cita a Lusa.

2010 foi um «ano difícil»: «Nos 4 trimestres deste ano a economia não teve nenhum em crescimento negativo. Mas sabemos que é um crescimento lento e débil. Que ainda temos por diante uma tarefa muito decisiva para consolidar e fortalecer esse crescimento».

Este «foi um ano em que se perdeu emprego, a taxa de desemprego aumentou, a um nível menor que em 2009 mas ainda não conseguimos entrar na via da criação líquida de emprego. E este continua a ser o grande objectivo que queremos ver realidade no próximo ano».
Continue a ler esta notícia

Relacionados