Eurodeputados vêm a Portugal reunir-se com banqueiros e Governo - TVI

Eurodeputados vêm a Portugal reunir-se com banqueiros e Governo

BPI e BCP

Delegação de nove eurodeputados terá ainda encontros com parceiros sociais, empresas e deputados. E o ex-ministro das Finanças, Campos e Cunha

Relacionados
Uma delegação de nove eurodeputados vem a Lisboa nos próximos dia 11 e 12 para analisar a situação económica portuguesa e elaborar um relatório que será posteriormente votado em plenário. Depois de Portugal, a delegação, que inclui três portugueses, da Comissão Especial sobre a crise financeira, segue para Espanha.

Em comunicado enviado às redacções, esta sexta-feira, o Parlamento Europeu anuncia que esta visita tem já programados encontros com os ministros Teixeira dos Santos e Mariano Gago, com o Governador do Banco de Portugal, com os principais banqueiros do país, com o ex-ministro das Finanças Campos e Cunha, com a Associação de Bancos Portugueses, com pequenas e médias empresas com experiências na «economia verde e novas tecnologias» e com as comissões parlamentares dos Assuntos Europeus, Finanças e Orçamentos, Assuntos Económicos e Trabalho.

No comunicado é possível ler que o objectivo é «analisar e avaliar o alcance da crise financeira, económica e social e o seu impacto na União Europeia e em cada Estado-membro e propor medidas para reconstruir, a longo prazo, um mercado financeiro estável, que permita apoiar um crescimento duradouro e promover o emprego»

Estão ainda previstas reuniões com os parceiros sociais (UGT, CGTP, CCP, CTP e CAP) e da indústria (CIP, AEP, AIP e ACEGE), e com os presidentes do Banco Alimentar, Isabel Jonet, e do Comité Económico e Social, Silva Peneda.

A delegação falará à imprensa no dia 12, na Assembleia da República, após reunião com as comissões parlamentares.

A delegação será presidida pelo eurodeputado alemão Wolf Klinz (Liberais) e integrada por Miguel Portas (GUE, Portugal, vice-presidente da Comissão), Othmar Karas (PPE, Alemanha), Elisa Ferreira (PSE, Portugal), Robert Zile (ECR, Letónia), Olle Schmidt (Liberais, Suécia), Regina Bastos (PPE, Portugal), Danuta Hubner (PPE, Polónia), Arturs Karins (PPE, Letónia).
Continue a ler esta notícia

Relacionados