Alemanha: taxa de desemprego cai para 7,2% - TVI

Alemanha: taxa de desemprego cai para 7,2%

Conselho Europeu: Merkel baixa expectativas

País tem agora 3,082 milhões de desempregados

Relacionados
A taxa de desemprego na Alemanha baixou 0,2% em Março, para 7,2%. O país tem agora 3,082 milhões de desempregados, segundo a Agência federal do Trabalho (BA).

Na comparação em cadeia, com o mês anterior, foram registados menos 82 mil desempregados. Há um ano, a taxa de desemprego situava-se nos 7,6%. Agora há menos 182 mil pessoas sem trabalho na comparação homóloga.

Trata-se da taxa de desemprego mais baixa num mês de março nos últimos 20 anos.

«O atual abrandamento da conjuntura praticamente não deixou rasto no mercado de trabalho, e o desemprego diminuiu, com a esperada reanimação no começo da primavera», disse esta quinta-feira, em Nuremberga, o presidente da BA, Frank-Juergen Weise, na apresentação dos novos números.

A população ativa na Alemanha também aumentou, para 41,1 milhões de pessoas, em fevereiro, mais 550 mil do que em igual mês do ano anterior, asegundo dados do Instituto federal de Estatística (Destatis), que são citados pela Lusa.

No seu barómetro mensal, apresentado na quarta-feira, o Instituto de Economia de Berlim (DIW) previu a continuação da evolução positiva no mercado de trabalho ao longo deste ano, e o regresso ao crescimento económico no primeiro trimestre de 2012, com um aumento de 0,1% do Produto Interno Bruto.

No último trimestre de 2012, a maior economia europeia sofreu uma queda de 0,2%, mas o governo e a generalidade dos analistas afastaram a hipótese de uma recessão, e esperam um crescimento entre 0,5% e 0,7% no conjunto dos 12 meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados