«É imperioso reforçar a vigilância económica na Zona Euro» - TVI

«É imperioso reforçar a vigilância económica na Zona Euro»

Trichet, BCE

Trichet defendeu uma gestão «confederal» das finanças na zona da moeda única

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, considerou esta segunda-feira como «imperioso» reforçar os mecanismos de controlo na zona euro e defendeu uma gestão «confederal» das finanças na zona da moeda única.

Trichet classificou de «absolutamente imperiosa» as leis europeias e nacionais que «devem permitir vigiar com muito mais rigor as evoluções orçamentais nacionais» e devem ser adoptadas «em poucos dias».

Numa debate que o Instituto Montaigne, em Paris, organizou sobre os desafios da crise quase três anos depois da falência do banco americano Lehman Brothers, Trichet considerou que «já não há nenhuma sombra de ambiguidade» quanto à necessidade «absolutamente essencial de uma governação no seio da Zona Euro», que a crise veio demonstrar.

O responsável disse ainda que a crise fez nascer «um consenso para um reforço substancial» do Pacto de Estabilidade e Crescimento, o acordo europeu que estabelece critérios para estabelecimento de disciplina orçamental.

«Nos próximos dias teremos um novo pilar de vigilância das políticas macroeconómicas, dos indicadores de competitividade e dos desequilíbrios dentro da Zona Euro», acrescentou Trichet, que previu a criação de um governo financeiro confederal na zona da moeda única.
Continue a ler esta notícia

Relacionados