Ministro: Portugueses devem ter apreço pela Galp - TVI

Ministro: Portugueses devem ter apreço pela Galp

Vieira da Silva

Vieira da Silva destaca investimentos em Portugal e lá fora

O ministro da Economia considerou esta terça-feira que os portugueses deveriam mostrar «apreço» pela evolução recente da Galp, quer nos investimentos que esta faz em Portugal, quer pela estratégia de internacionalização.

Vieira da Silva, que falava numa audição em sede da comissão dos Assuntos Económicos e Energia sobre combustíveis, referiu que os portugueses deveriam sentir orgulho da petrolífera nacional.

«Não posso deixar de referir o apreço que os portugueses devem ter pela forma como a Galp tem evoluído, quer nos investimentos na refinação em Portugal quer pela sua estratégia de internacionalização, que é reconhecida internacionalmente e tem recebido galardões», disse Vieira da Silva citado pela Lusa.

O ministro respondia a uma questão do deputado do PSD, Nuno Reis, sobre a estrutura accionista da petrolífera, que está em mudanças com o fim da cláusula do acordo parassocial que garantia um equilíbrio entre as posições da ENI e da Amorim Energia (ambos com 33,34%), ficando o Estado como «fiel da balança», com 7% mais 1% da Caixa Geral de Depósitos.

«Sobre a estrutura accionista da Galp, o senhor deputado não está à espera que venha adiantar nomes. A Galp é uma empresa privada, detida na sua esmagadora maioria por accionistas privados», disse Vieira da Silva, acrescentando que «o Estado não deixará de estar presente e de intervir nesse debate».

No entanto, ressalvou, «trata-se de negócios feitos entre accionistas privados», pelo que «compete ao Governo fazer com que as suas posições defendam a capacidade de crescimento da Galp».
Continue a ler esta notícia