Portugal vai ter «capacidade de financiamento» em 2014 - TVI

Portugal vai ter «capacidade de financiamento» em 2014

Vítor Gaspar na Comissão de Orçamento e Finanças (Lusa)

País está a «recuperar competitividade»

Relacionados
Se o desemprego está a manchar o ajustamento feito por Portugal no âmbito do resgate financeiro, já o «forte crescimento das exportações» é, para o ministro das Finanças, o «aspeto mais positivo da evolução económica». E pode ajudar a que Portugal consiga brilhar em 2014, dispondo de capacidade de financiamneto.

«Portugal está a recuperar a competitivade e a reequilibrar as contas externas» e há também «alguns sinais de melhoria da competividade por via da redução dos custos», disse Vítor Gaspar, esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças.

E arriscou mesmo a dizer que, a continuarem com um bom desempenho, as exportações ajudarão a que «as necessidades de financiamento da economia se invertam a partir de 2014, passando o país a dispor de capacidade de financiamento após esta data».

«Este é um elemento marcante do nosso ajustamento que nos permitirá diminuir forte endividamento externo», frisou ainda o ministro.

Gaspar garantiu igualmente que «o processo de consolidação orçamental irá prosseguir em linha com os compromissos assumidos no âmbito do programa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados