Menos gases com efeito de estufa devido à crise - TVI

Menos gases com efeito de estufa devido à crise

Alterações climáticas (arquivo)

Baixa nas emissões de CO2, registada em 2008, é a mais importante dos últimos 40 anos

Relacionados
A recessão económica é apontada como a responsável pela redução nas emissões de gases com efeito de estufa, oferecendo ao mundo uma oportunidade para romper com o crescimento baseado nas energias fósseis, adianta um relatório da Agência Internacional da Energia que será publicado em Novembro.

A informação é avançada pelo «Financial Times» e dá conta que a baixa nas emissões de CO2, registada em 2008, é a mais importante dos últimos 40 anos e ultrapassa a verificada na crise de 1981.

«Temos uma situação nova, com modificações da procura energética e o adiamento de numerosos investimentos energéticos» (baseados nas energias fósseis), refere ao «FT» o economista chefe da AIE, Fatih Birol.

«Só terá sentido se conseguirmos aproveitar esta oportunidade única, assinando um acordo em Copenhaga», onde uma conferência internacional sobre o clima se reunirá do 7 ao 18 de Dezembro, refere, citado pela Lusa.

A reunião visa alcançar um acordo que entre em vigor no final da primeira fase do Protocolo de Quioto em Janeiro de 2013, para limitar as emissões de gases com efeito de estufa.

«Esperamos que um acordo em Copenhaga dê o sinal com vista a novos investimentos duradouros. Se passarmos ao lado desta oportunidade de conduzir o mundo para o caminho de uma energia sustentável será muito mais caro, e portanto muito mais difícil», termina.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE