Pelo menos um morto nas maiores chuvas dos últimos 75 anos nos Emirados Árabes Unidos - TVI

Pelo menos um morto nas maiores chuvas dos últimos 75 anos nos Emirados Árabes Unidos

  • Agência Lusa
  • AM
  • 17 abr, 11:08

O pico da chuva foi registado no emirado de Al Ain, onde a precipitação atingiu 254 mm de chuva em menos de 24 horas

Pelo menos uma pessoa morreu em consequência das inundações provocadas pelas maiores chuvas torrenciais registadas nos últimos 75 anos nos Emirados Árabes Unidos, que danificaram infraestruturas públicas e privadas, revelaram fontes oficiais.

A Polícia do emirado sul de Ras al Khaimah anunciou em comunicado a morte de um septuagenário cujo veículo foi arrastado enquanto atravessava um vale nesta região desértica do país, particularmente afetada pelas cheias de terça-feira.

De acordo com a agência de notícias oficial dos Emirados – WAM -, estas foram as maiores chuvas no país nos últimos 75 anos, superando todos os recordes desde que os Emirados começaram a recolher dados de precipitação, em 1949.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia (CNM), a cheia é "um acontecimento excecional na história climática” do país.

O pico foi registado no emirado de Al Ain, onde a precipitação atingiu 254 mm de chuva em menos de 24 horas.

Apesar dos extensos danos causados pelas inundações, que paralisaram aeroportos e estradas do Dubai, bem como de outros emirados, o CNM acrescentou que as fortes chuvas "contribuem para aumentar a precipitação média anual nos Emirados Árabes Unidos, bem como para fortalecer as reservas de água subterrânea do país.

Muitos cidadãos partilharam através da rede social X vários vídeos e fotografias do aeroporto, estradas e centros comerciais inundados pelas chuvas torrenciais na terça-feira.

Grande parte da Península Arábica foi afetada por uma forte tempestade que teve origem em Omã, onde pelo menos 19 pessoas morreram devido às inundações, a grande maioria crianças.

A Polícia de Omã afirmou hoje em comunicado que a última vítima é uma menina de nacionalidade asiática cujo corpo foi encontrado num vale no estado de Saham, no norte de Omã.

Continue a ler esta notícia