Fornecedores de software facturam mais de 600 milhões em Portugal - TVI

Fornecedores de software facturam mais de 600 milhões em Portugal

[Arquivo]

Venda de software aplicacional representa a maior fatia do mercado

Relacionados
A IDC anunciou que o volume de negócios dos fornecedores de software no mercado nacional atingiu cerca de 600 milhões de euros durante o ano de 2006, o que representa um crescimento de 12 por cento quando comparado com o ano de 2005, de acordo com a empresa em comunicado.

Estes dados publicados pela IDC no estudo «Análise Competitiva do Mercado de Software em Portugal 2007», resultaram de uma análise realizada no primeiro semestre de 2007, junto de 260 empresas fabricantes e distribuidoras de software, as quais representam 95% do total do volume de negócios do sector.

De acordo com este estudo a venda de software aplicacional representa cerca de 45% de todo o mercado, seguindo-se o software de infra-estrutura com pouco mais de 30% e por fim o software de desenvolvimento com menos de 25%.

42% do volume de negócios dos fornecedores concentrado em cinco empresas com liderança destacada da Microsoft

De acordo com este estudo 42% do volume de negócios dos fornecedores de software encontra-se concentrado em cinco empresas, onde se incluem a Microsoft, a SAP, a IBM, a Novabase e a Oracle. Este grupo é liderado pela Microsoft, que continua a manter em 2006 a liderança destacada do mercado de software com uma quota de 19%.

Esta posição de liderança da Microsoft mantém-se também ao nível das vendas quando analisadas por tipo de software (aplicacional, de infra-estrutura e de desenvolvimento).

A segunda posição é ocupada pela SAP seguindo-se a IBM, a Novabase e a Oracle.
Continue a ler esta notícia

Relacionados