Ourives baleado à porta de casa - TVI

Ourives baleado à porta de casa

  • Portugal Diário
  • 25 jul 2007, 19:50

Encapuzados dispararam quatro tiros e levaram carrinha com ouro

Um ourives de Chaves foi baleado e roubado hoje à porta de casa por três homens armados e encapuzados, que fugiram em direcção à fronteira com Espanha, disse à Lusa fonte policial.

O comerciante, de 43 anos, foi atingido com dois dos quatro tiros disparados pelos assaltantes, um numa perna e outro no abdómen, tendo sido sujeito a uma intervenção cirúrgica no hospital local. Segundo fonte hospitalar, os médicos não conseguiram retirar a bala do abdómen, mas o ourives está livre de perigo.

O grupo dos três encapuzados, armados de caçadeira de canos serrados - desconhece-se se é o mesmo que nas últimas duas semanas assaltou comerciantes do ramo de ourivesaria no Porto e na região do Vale do Sousa - roubou a carrinha com o ouro quando o comerciante saía para uma feira.

O ourives ainda resistiu a dois dos três assaltantes, até ser baleado, depois de lhe terem barrado o caminho com a viatura em que se faziam transportar. O montante do roubo não foi divulgado, mas fonte local, que assistiu de longe ao assalto, disse à Lusa «que estava na viatura toda a mercadoria que o comerciante costuma utilizar na vendas de algumas feiras da região, entre quatro e cinco mil contos».

Algumas horas mais tarde a viatura do ourives apareceu queimada junto à fronteira galega, na povoação de Rabal, Espanha, mas está por esclarecer a nacionalidade dos elementos do grupo.

O método de incendiar os veículos, para não deixar vestígios para as autoridades, é idêntico ao que tem sido utilizado nos assaltos a ourives na zona do Vale do Sousa e Tâmega, acções criminosas em que está referenciado pelas autoridades um grupo de romenos.

Também o veículo do grupo assaltante apareceu esta tarde incendiado perto de Verin, a cidade espanhola mais próxima de Chaves. O assalto está a ser investigado por uma brigada da Polícia Judiciária.
Continue a ler esta notícia