Imprensa regional e liberdade de expressão afectadas pela crise - TVI

Imprensa regional e liberdade de expressão afectadas pela crise

Jornais, imprensa

Restrições económicas podem desencadear situações graves

Relacionados
O presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Azeredo Lopes, disse esta terça-feira, em Leiria, temer os efeitos da crise na imprensa regional, admitindo que a liberdade de imprensa possa sofrer com esta situação.

«Naturalmente que temo», disse à agência Lusa Azeredo Lopes, à margem do primeiro encontro que o conselho regulador da ERC está a promover com a imprensa regional.

O responsável lembrou que a crise é «geral» e que «aquilo que se vai sentindo em alguns grupos de comunicação social, sobretudo com alguns despedimentos mais mediatizados, inevitavelmente poderá vir a repercutir-se na imprensa regional».

Embora reconhecendo que os jornais regionais são estruturas «mais ágeis», o presidente da ERC admitiu, contudo, que «qualquer restrição ou qualquer dificuldade económica poderá até ter efeitos mais graves».

Azeredo Lopes exemplificou com a redução do mercado publicitário.

«Se a crise afecta e vai repercutir-se, por exemplo, no mercado publicitário, é provável e, infelizmente, é provável que também possa atingir este domínio da imprensa», declarou.

Para o presidente da ERC, «se isso acontecer, de alguma maneira a liberdade de imprensa sofre e isso é algo que preocupa o conselho regulador» da ERC.

A reunião que o conselho regulador da ERC promove em Leiria é a primeira de um ciclo de encontros com a imprensa regional de todos os distritos do País.
Continue a ler esta notícia

Relacionados