Projectos de matemática chumbados - TVI

Projectos de matemática chumbados

  • Portugal Diário
  • 6 out 2006, 17:45

Mais de 830 escolas vão ter de reformular plano de acção da disciplina

Mais de 830 estabelecimentos de ensino e 104 agrupamentos de escolas vão ter de reformular os seus projectos de melhoria de resultados a Matemática, segundo dados da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) divulgados esta sexta-feira.

De acordo com a agência Lusa, entre escolas do segundo e terceiro ciclos e do ensino secundário, 838 e 104 agrupamentos viram os seus projectos aprovados, mas os mesmos estão ainda sujeitos a reformulações, um processo que segundo a DGIDC deverá estar concluído até ao final do mês.

De acordo com o documento publicado no site da Internet daquele organismo sob tutela do Ministério da Educação, os projectos de 118 escolas e sete agrupamentos foram aprovados para assinatura do contrato-programa.

No inicio do ano lectivo, a 11 de Setembro, a ministra da Educação anunciou que cerca de mil escolas do 2º e 3º ciclos candidataram-se ao plano de acção da Matemática e que cerca de 150 projectos estavam em condições de celebrar contrato.

Maria de Lurdes Rodrigues anunciou ainda o alargamento ao ensino secundário do projecto de melhoria de resultados a Matemática, tradicionalmente a maior «dor de cabeça» dos alunos portugueses, cujos resultados à disciplina são dos mais baixos da União Europeia.

No exame nacional de Matemática do 9º ano, realizado este ano pela segunda vez, seis em cada dez alunos tiveram negativa, apesar da média de notas ter subido ligeiramente em relação ao ano passado.

A Direccção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular não divulga o número de escolas e agrupamentos cujo projectos não foram aprovados.

A aquisição de equipamento informático e de material didáctico ou software específico foi a aposta da maioria dos estabelecimentos de ensino, que para isso vai receber da tutela cerca de nove milhões de euros, através de contratos a celebrar até ao final do mês.
Continue a ler esta notícia