Matemática: eles são bons alunos - TVI

Matemática: eles são bons alunos

  • Marta Ferreira
  • e Sara Marques
  • 21 out 2006, 01:00
Escola Soares dos Reis (Foto João Abreu Miranda/Lusa)

Ranking: É possível ter boas notas à «disciplina-papão», apesar de apenas uma em cada cinco escolas apresentarem média positiva. Saiba quais os truques para que os alunos gostem de Matemática

Só uma em cada cinco escolas públicas e privadas obteve média positiva na primeira fase do exame nacional do 12º ano relativo ao novo programa de Matemática.

Mas há bons alunos e escolas com médias impressionantes à disciplina-papão. Os estudantes do Colégio Valsassina, em Lisboa, que obtiveram uma média de 15,1 valores no exame nacional da disciplina. A escola é também o estabelecimento português com mais medalhas nas olimpíadas da Matemática.

João Valsassina, director Pedagógico, explicou ao PortugalDiário que o segredo é «estimular o gosto para aprender e experimentar», logo desde o 1º ciclo. «90 por cento dos alunos fazem na escola os vários ciclos», explicou.

O responsável realça ainda a importância do «trabalho de equipa quer entre os alunos, quer com os professores».

A escola organiza também actividades lúdicas, como a semana da matemática e a participação nas olimpíadas, para que os alunos «vejam que a disciplina não é nenhum papão» e compreendam também a aplicação da matemática nos problemas do dia-a-dia. E não esquece que muitos alunos têm dificuldades apenas por não compreenderem os enunciados, por isso, «também é muito importante uma boa formação em Português».

Também o Colégio São João de Brito, em Lisboa, aparece entre as escolas com melhores médias a matemática, com 14,8 valores. A escola atribui os bons resultados à «cultura de exigência do colégio», mas o mérito vai também para as várias acções da instituição para dar apoio aos alunos na disciplina.

«Temos um projecto em conjunto com a Faculdade de Ciências e a Sociedade Portuguesa de Matemática, chamado "Matemática é fácil", dirigido aos alunos do primeiro ciclo. Os alunos mais velhos têm apoio extracurricular, com estudo acompanhado e fichas extras, e os alunos do 12º ano têm mais uma hora da disciplina», explicou ao PortugalDiário António Valente, director do secundário do colégio.

O professor acrescentou ainda que a escola faz «uma forte aposta» na formação contínua dos docentes de matemática.

Só uma em cada cinco escolas obteve média positiva

Segundo dados do Ministério da Educação, analisados pela agência Lusa, 17,5 por cento das 600 escolas com ensino secundário onde se realizaram provas nacionais à disciplina conseguiram ter média igual ou superior a 9,5 valores.

A Escola 2+3 com secundária Porto Moniz, na Madeira, está em segundo lugar no ranking das escolas com piores médias obtidas nos exames à disciplina, com 3,5 valores, a seguir ao Colégio Maior Camilo Castelo Branco, no Porto, com 3 valores.

«Os resultados foram extremamente maus. Já há muito tempo que temos consciência que essa disciplina é um problema», admitiu ao PortugalDiário Valter Correia, director da escola madeirense.

Para tentar ultrapassar a dificuldade, «os alunos têm salas de estudo quatro vezes por semana, desde o 2º ciclo, e pedimos aos professores para agendarem muitos trabalhos de casa», explica o docente, acrescentando que «os alunos aplicam-se pouco».

Mas o director do estabelecimento de ensino defende que nenhum esforço dos professores será suficiente se «os pais dos alunos não tiverem um maior envolvimento e participação na vida escolar dos filhos»: «Podemos passar-lhes trabalhos de casa, mas os pais têm de garantir que eles o fazem».

Para tentar envolver mais os pais na educação dos filhos, a escola chega a «recorrer aos padres, para na missa falarem com os pais dessa necessidade e alertarem-nos para as convocatórias de reuniões na escola».
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