OPA da Gás Natural sobre Endesa pode ser adiada - TVI

OPA da Gás Natural sobre Endesa pode ser adiada

electricidade

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Gas Natural sobre a Endesa pode sofrer um atraso, noticia hoje o diário espanhol Cinco Dias.

Tudo porque o juiz Vesterdorf, do Tribunal de Justiça do Luxemburgo, não quer que o seu parecer sobre o recurso apresentado pela Endesa à decisão da Comissão Europeia do passado dia 15 de Novembro, de que a operação não tem dimensão comunitária, não seja posterior à conclusão da OPA.

A decisão final do Tribunal do Luxemburgo poderá demorar mais seis a nove meses, mas este pode antecipar a sua decisão para antes do dia 13 de Abril, aplicando mesmo medidas cautelares, como congelar a decisão de Bruxelas, se a OPA terminar antes da sua decisão sair.

A decisão do tribunal espanhol é esperada para o dia 7 de Janeiro, e a partir de então o Governo vizinho tem um mês para a autorizar. Será depois a vez da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) avaliar a operação, o que deveria estar concluído em Março. Mas, caso o Tribunal do Luxemburgo adopte medidas em contrário, os prazos previstos em Espanha podem sofrer um atraso de cerca de um mês.
Continue a ler esta notícia