Estudo prevê maior queda da história no consumo - TVI

Estudo prevê maior queda da história no consumo

Contas [Arquivo]

Espanha: consumo privado deverá cair este ano 3,4%

Relacionados
O consumo privado em Espanha deverá cair este ano 3,4 por cento, a maior descida na história da economia espanhola, segundo um estudo do banco Caixa Catalunya que considera a quebra como um indicador da mudança de ciclo económico, escreve a Lusa.

A Caixa Catalunya reviu drasticamente em baixa as expectativas de crescimento do consumo privado para 2009, de um aumento de 0,2 por cento previsto em Outubro do ano passado para a actual previsão de queda de 3,4 por cento.

Para esta caixa de aforro catalã a situação reflecte «o agravamento da confiança, do rendimento e de outras variáveis relevantes no gasto das famílias, especialmente desde Outubro do ano passado».

No período entre 2004 e 2007 o crescimento médio do consumo em Espanha foi de quatro por cento, mas no ano passado só cresceu 0,6 por cento.

Desemprego aumentou mais de 40% em 2008

Segundo o relatório da instituição financeira, os dois períodos anteriores de pior crescimento do consumo ocorreram em 1981 (até então o pior ano da economia mundial desde a segunda Guerra Mundial), quando o consumo privado caiu 1,2 por cento e em 1993, quando caiu 2,3 por cento.

A contribuir em parte para a queda do consumo, refere o estudo, está também o desemprego que aumentou 41,3 por cento em 2008, antecipando-se um aumento de 39,7 por cento para este ano.

Num contexto de forte redução de emprego, o nível reduzido de inflação deverá traduzir-se num aumento muito moderado nos salários, ainda que mais de dois milhões de trabalhadores tenham cláusulas de revisão salarial acima dos dois por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados